Ao convocar à Coleta Anual do Cáritas Argentina, que se realizará na próximo domingo 11 de junho em todo o país, o presidente dessa instituição, Dom Fernando Bargalló, considerou que "a exclusão social que muitos irmãos pobres padecem deve nos alentar a revisar nossas atitudes para não nos acostumar a sua situação".

O também Bispo de Merlo-Moreno advertiu que a campanha que leva por lema "Por uma sociedade sem exclusão nem pobreza" lembra "a todos os argentinos que apesar dos esforços realizados para erradicar a pobreza, ainda fica uma grande tarefa pendente".

"Nas comunidades nas quais Cáritas está presente constatamos que são muitas as famílias que ainda não podem prover o alimento diário, nem sustentar a educação de seus filhos, nem obter um emprego estável e digno", anotou.

Dom Bargalló pediu que "diante dos índices macroeconômicos que manifestam uma esperançada melhoria da situação do país, temos a responsabilidade social de não adormecer nosso compromisso solidário e seguir construindo relações cada vez mais justas, fraternas que possibilitem um desenvolvimento eqüitativo".

Adicionou que nesta campanha queremos propor "uma solidariedade concreta que nos faz mais irmãos e ao mesmo tempo acrescenta nossa consciência sobre a necessidade de trabalhar para que ninguém fique fora".