Mais de 100 mil pessoas participaram nesta manhã na Celebração Eucarística da Solenidade de Pentecostes na Praça São Pedro, presidida pelo Papa Bento XVI quem em sua homilia destacou a comunhão como a condição posta por Jesus para poder acolher o dom do Espírito Santo.

O Santo Padre iniciou sua homilia afirmando que "permanecer juntos foi a condição posta por Jesus para acolher o dom do Espírito Santo".

Ante tal afirmação o Pontífice fez notar como as vezes "se pensa que a eficácia missionária depende principalmente de uma cuidadosa programação e da sucessiva, e inteligente, posta em obra mediante um compromisso concreto".

"O Senhor pede nossa colaboração, mas antes de qualquer resposta de nossa parte é necessária sua iniciativa: é seu Espírito o verdadeiro protagonista da Igreja. As raízes de nosso ser e de nosso atuar estão no silêncio sábio e providente de Deus".

Deste modo recordou que "em Pentecostes o Espírito, com o dom das línguas, mostra que sua presença une e transforma a confusão em comunhão. O orgulho e o egoísmo do homem criam sempre divisão, levantam muros de indiferença, de ódio e de violência. O Espírito Santo, ao contrário, faz os corações capazes de compreender as línguas de todos, porque restabelece a ponte da autêntica comunicação entre a Terra e o Céu. O Espírito Santo é o Amor".

Mais adiante explicou que Jesus cumpre sua promessa, pois envia "ao Consolador, o Espírito do Pai, e será o Espírito quem fará conhecer que a obra de Cristo é obra de amor: amor d'Ele que se ofereceu, amor do Pai que o deu".

Finalmente resumiu o mistério de Pentecostes na seguinte frase: "O Espírito Santo ilumina o espírito humano e, revelando a Cristo crucificado e ressuscitado, indica o caminho para ser mais semelhantes a Ele, ser ‘expressão e instrumento do amor que d'Ele brota’".