Um dia antes do grande encontro dos movimentos eclesiais e novas comunidades com o Papa Bento XVI, o Movimento de Vida Cristã (MVC) celebrou hoje em Roma uma jornada de reflexão e oração onde seu Fundador, o leigo consagrado Luis Fernando Figari, ofereceu uma catequese aos milhares de peregrinos assistentes sobre a identidade do MVC como família eclesial.

O encontro se iniciou pela tarde com uma procissão da imagem de Nossa Senhora da Reconciliação que foi levada em ombros por dezenas de emevecistas da Igreja da Santa Cruz de Jerusalém até a Basílica de São João de Letrán. O percurso da procissão foi seguido por mais de dois mil peregrinos do MVC e pessoas dos arredores que desafiaram o clima frio e a chuva.

A expressão de devoção popular Mariana celebrada entre fervorosos cantos, incenso, e orações culminou com o ingresso da Virgem à Basílica Maior Lateranense, a sede do Papa. Ali, o Fundador peruano iniciou sua catequese recordando alguns marcos históricos da origem do MVC e seu estreito vínculo com o do Sodalicio de Vida Cristã.

"Ao ver junto o núcleo do Sodalitium e do que brotavam obras e se aderiam pessoas comprometidas com nossa espiritualidade Sodálite, havia uma realidade nova que se estava gerando. Via admirado como Deus faz maravilhas desde vasos de barro. Via como a glória do Altíssimo resplandecia e era para todos motivos de agradecimento e de ardor por cooperar com a amorosa graça que reclamava a transformação da sociedade convidando, em palavras do Papa Pio XII, a ‘refazer todo um mundo desde seus alicerces’", assinalou.

Depois de ressaltar que os horizontes de transformação da sociedade indicados pelo Papa Angélico e por Paulo VI se converteram na jovem comunidade inicial em idéias força que despertavam grandes ideais, Figari destacou que ontem como hoje continua o convencimento de que deixar-se configurar com o Senhor Jesus é o horizonte do que surge o desdobramento para os outros seres humanos.

Ao evocar sua participação no Jubileu dos Jovens em 1984, quando foi convidado a dar uma catequese sobre o amor, Figari indicou que "os corações jovens sentem fome de Deus", entretanto, "muitíssimos confusos parecem não saber onde buscá-lo. Os sucedâneos nos atraem, a cultura de morte nos golpeia, o pecado nos debilita e ao ver a luz que irradia o Sol de justiça, cobrem-se os olhos acostumados a andar a provas nas trevas. Parecem querer a mediocridade: dizem querer mas diante da exigência concreta voltam atrás".

Depois da catequese do Fundador, e como última atividade da jornada, os peregrinos participaram de uma Missa presidida pelo Prefeito da Congregação para os Bispos, Cardeal Giovanni Battista Ré.

A vigília foi uma das mais de vinte celebradas por igual número de movimentos e novas comunidades em diversas Igrejas, paróquias e basílicas de Roma como preparação para encontro com o Santo Padre em 3 de junho na Praça de São Pedro para celebrar a solenidade de Pentecostes.