A Santa Sé deu a conhecer os detalhes da Vigília de Pentecostes que se realizará neste sábado 3 de junho na Praça de São Pedro, durante o encontro dos Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades com o Papa Bento XVI.

Os peregrinos chegados de todas partes do mundo ingressarão na praça vaticana desde as 14:00 horas (Roma). Às 15:45 se iniciará o programa de animação com a saudação inicial do Secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Josef Clemens, e com a apresentação dos movimentos e as novas comunidades presentes.

Imediatamente depois se projetará um vídeo recordando a Vigília de Pentecostes de 1998, no qual se voltará a escutar as palavras pronunciadas naquela ocasião por João Paulo II ante mais de cem mil peregrinos.

Em seguida, representantes da Renovação no Espírito Santo e da Comunidade Missionária de Villaregia oferecerão testemunhos e reflexões das contribuições e propósitos assumidos no II Congresso dos Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades celebrado do dia 31 de maio ao 2 de junho em Rocca di Papa.

Posteriormente, depois de outro vídeo de Pentecostes 1998 com as palavras de quatro fundadores, fará-se leitura do texto do então Cardeal Joseph Ratzinger sobre os movimentos e novas comunidades.

As milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro verão seguidamente nas telas as imagens e palavras de Bento XVI na homilia da Missa de início de seu ministério petrino; na Jornada Mundial da Juventude em Colônia; e na apresentação da encíclica "Deus caritas est".

Segundo o programa, às 17:23 horas se rezará o Mistério Glorioso do Terço "A vinda do Espírito Santo sobre os Apóstolos e sobre a Igreja" dirigido por um casal de maridos. Dez minutos depois, às 17:33 horas, todos os participantes, acompanhados por um coro composto por cantores dos movimentos e comunidades e outro da diocese de Roma, entoarão os cantos de acolhida à chegada do Santo Padre.

Às 18:00 horas se dará início ao programa das Vésperas com a saudação do Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Dom Stanislaw Rylko, e a leitura da mensagem de Chiara Lubich (Focolares) ao Papa em nome dos movimentos eclesiais e novas comunidades.

Posteriormente, os comentários dos dois salmos e cântico do Apocalipse das Primeiras Vésperas do Pentecostes estarão a cargo de Kiko Argüello (Caminho Neo Catecumenal), Andrea Riccardi (Comunidade de São Egidio) e do Padre Julián Carrón (Regnum Christi).

Depois do discurso do Santo Padre, o Fundador do Movimento de Vida Cristã, Dom Luis Fernando Figari, e a representante da Renovação Carismática Católica, Patti Gallagher Mansfield, oferecerão ao Pontífice umas palavras de agradecimento. A finalização do evento está prevista para 20:00 horas.