Como preparação para o encontro com o Papa Bento XVI dia 3 de junho na Praça de São Pedro, os movimentos e novas comunidades eclesiais celebrarão vigílias de oração na tarde desta sexta-feira dia 2 de junho em diversas Igrejas, paróquias e basílicas de Roma.

Muitos movimentos acolheram o convite à oração e reflexão feita pelo Pontifício Conselho para os Leigos fazendo-se responsáveis da organização e modalidade das diversas vigílias segundo cada espiritualidade.

Esta ocasião será um "momento forte" de oração e preparação espiritual para alcançar uma maior abertura e disponibilidade do coração que permita acolher plenamente o dom do Espírito Santo em atitude de profunda comunhão com o Santo Padre.

Se propôs para as vigílias, além do clima de oração, a catequese dos fundadores, iniciadores ou responsáveis pelas diversas comunidades eclesiais, alguns testemunhos, momentos para recordar o encontro com João Paulo II no dia 30 de maio de 1998 e algumas reflexões sobre o magistério de Bento XVI.

As vigílias estarão abertas não só aos membros dos movimentos e comunidades organizadoras mas também a todos os fiéis da cidade e peregrinos que desejem participar. Além de numerosas paróquias, mais de 20 Igrejas e basílicas romanas acolherão estes encontros.