Na madrugada de ontem partiu à Casa do Pai o sacerdote Francisco Sampedro Nieto, C.M., permanente colaborador da Conferência Episcopal Chilena (CEC) e destacado acadêmico da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso durante 30 anos.

O Pe Sampedro –que faleceu de um câncer terminal– se desempenhava como especialista em matéria de ecumenismo e seitas, havendo publicado diversos livros e trabalhos sobre estes temas.

Seu funeral foi realizado hoje no Mausoléu da Congregação dos Padres Vicentinos, no Cemitério de Playa Ancha, depois da Missa às 13h na Paróquia Nossa Senhora das Dores de Viña del Mar.

O Pe Sampedro nasceu em Villar de Barrio, Orense (Espanha) em 19 de julho de 1941. Residia no Chile há três décadas e se nacionalizou chileno em 17 de março de 1993.

Foi ordenado sacerdote em 1968 e pertencia à Congregação da Missão (Padres Vicentinos), uma Sociedade de Vida Apostólica fundada por São Vicente de Paulo cujo carisma é a evangelização dos pobres mais abandonados da sociedade, e a formação de sacerdotes e leigos.

O sacerdote realizou estudos em diversos institutos e universidades na Espanha, Roma e Chile. Era Professor de Religião, Professor e Licenciado em Filosofia; e Licenciado em Teologia na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, de Roma (1984). Nesta mesma casa de estudos doutorou-se em Filosofia em 1983. Na Pontifícia Universidade de Salamanca obteve, em 1968, um Diplomado de Ecumenismo.

Destinou grande parte de sua vida ao ensino, tanto na Espanha como no Chile. Desde 1974 era professor de Ecumenismo, Teologia Fundamental, Trindade e Sacramentos  no Instituto de Ciências Religiosas da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso. Também foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Chile, e do Instituto Catecheticum.

Do mesmo modo, foi diretor diocesano e assessor da comissão diocesana de Ecumenismo em Valparaíso e assessor nacional sobre este tema na Conferência Episcopal do Chile. Também foi diretor da Área Eclesial da CECH e da Comissão Nacional de ecumenismo e diálogo inter-religioso.