Mais de 600 jovens assistiram a um encontro que serviu de preparação para o 49° Congresso Internacional Eucarístico, que se celebrará no ano 2008.

Uma das ocasiões importantes deste encontro bilíngüe foi a catequese com o Arcebispo de Quebec, Cardeal Marc Ouellet, e a ordenação de um sacerdote dominicano. A adoração ao Santíssimo foi também um momento intenso; como também a meditação na vida dos beatos locais, François de Laval e Marie de la Encarnación, conhecidos como os fundadores da Igreja nessa diocese.

Foram jovens de distintos lugares como British Columbia, Ontario, New Brunswick, Maine e New York; enquanto que os locais foram aproximadamente 450.

Os participantes também foram os primeiros a ver a Arca da Nova Aliança, que foi benta pelo Papa Bento XVI dia 11 de maio durante a visita ad limina dos bispos canadenses em Roma. Esta peça de madeira, que pesa aproximadamente 40 quilogramas e está decorada com imagens eucarísticas, realizará um tour em todo o país. Um de seus primeiros destinos será Montreal, durante a Solenidade deCorpus Christi no próximo dia 15.