O Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, assinalou que "o poder da Igreja não está no espaço de poder político que consegue ocupar na sociedade", mas sim "nos meios da graça" dados por Cristo e na presença do Espírito Santo.

"Esses meios e a ação protagonista do Espírito Santo se manifestam na santidade dos cristãos. Ali se faz patente o poder da Igreja: em seus homens e mulheres Santos responsáveis pelas tarefas cotidianas que lhes corresponde. Não existe melhor expressão de sua verdade", afirmou.

Do mesmo modo, explicou que o cristão "responde a seus opositores" usando "o sereno autodomínio de Jesus", quem não impõe ditatorialmente a verdade mas sim a oferece. Cristo, afirmou, "manifesta a verdade" através de sua santidade. O Prelado acrescentou que "a ineficácia de nossa atividade pastoral nos permite comprovar que unicamente a santidade convence os homens da veracidade da mensagem que apresentamos".

Nesse sentido, o Arcebispo de Corrientes afirmou que "as renovadas campanhas contra a fé da Igreja" voltarão a fracassar "se os cristãos são Santos", porque a santidade é "a juventude da Igreja" e sua vigência "assegura a constante renovação de suas estruturas".