O Arcebispo do São Domingo, Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, assinalou que o narcotráfico prospera no país porque existem pessoas de dentro do poder que colaboram com este, por isso pediu para as identificar "sem medo algum e seja quem for".

"É necessário estar atentos para ver quem são os que estão se envolvendo nestas coisas e sem medo de que eles ajam e seja quem for. Aqui o que importa é a integridade da nação", sustentou o Cardeal durante o aniversário da Direção Nacional de Controle de Drogas (DNCD).

Reconheceu que a luta contra o narcotráfico é árdua e difícil, mas lembrou que é necessária para o bem da humanidade. Nesse sentido, exortou aos membros da DNCD a seguir se esforçando em seu combate contra este flagelo.

"Esta é a intenção que ofereço ao Senhor por vocês (membros do DNCD).  Sei que são suas próprias vidas que estão em jogo, porque estas pessoas (os narcotraficantes) não consideram nem acreditam em ninguém", enfatizou.

Do mesmo modo, o Cardeal López Rodríguez rechaçou totalmente a proposta de legalizar as drogas para controlar sua comercialização. Nesse sentido, perguntou, "a que preço o vamos conseguir?".