O Governo chileno reconheceu como monumentos históricos os símbolos da piedade popular Cuasimodo, tradição camponesa que busca levar a comunhão aos doentes e anciãos durante o segundo domingo de Páscoa.

Em uma cerimônia presidida pelo Ministro da Educação, Martín Zilic, três capas, um pálio, uma custódia e um carro, usados pelos cuasimodistas, foram declarados monumentos nacionais na categoria de monumentos históricos.

O Cuasimodo é uma expressão de religiosidade popular proveniente da zona central do Chile que se celebra dede a época colonial no segundo domingo de Páscoa e que tem como missão levar a comunhão aos lares dos doentes e anciãos que não puderam receber a Cristo Ressuscitado na Eucaristia.

A palavra Cuasimodo procede do latim Quasi modo, que significa "Ao modo de", e corresponde às primeiras palavras da antífona de entrada da Missa desse domingo; Quasi modo géniti infantes (como crianças recém-nascidas).

Na atualidade, estimam-se que existem mais de cem mil cuasimodistas, agrupados em aproximadamente 200 grupos que levam a comunhão por distintas cidades do país.