A Secretaria Geral do CELAM organiza o Encontro Continental da Pastoral Mariana, que se realizará no México, junto ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, do dia 27 de setembro ao 1 de outubro deste ano, em vista da preparação da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

No contexto deste encontro, realizará-se também um Congresso Teológico-Pastoral Mariano, "que quer colocar em relevo vivamente o amor e a piedade Mariana de nossos povos, e com um evento comunicacional que inclua, de algum modo, as Igrejas particulares da América Latina e do Caribe", explicam os organizadores.

No evento, onde se espera a participação de "cardeais, arcebispos, bispos, presbíteros, religiosos, religiosas e agentes de pastoral da América Latina e do Caribe", serão tocados "quatro temas que abordarão perspectivas de teologia e de dogma marianos; de sua espiritualidade e pedagogia-pastoral; e procurará discernir orientações pastorais para a piedade Mariana".

Além disso, indicam, "haverá um conjunto de oficinas com temas marianos, cuja finalidade será aprofundar algumas dimensões essenciais do acontecimento Mariano, como por exemplo: Maria na Igreja; Maria na piedade popular e os santuários; Maria: a ‘mulher eucarística’; Maria e a mulher hoje; Maria e nosso compromisso social, entre outros".

O evento procura ser "uma instância de reflexão, orientação, oração e celebração, centrada no mistério da bem-aventurada Virgem Maria e sua presença viva em nossos povos", manifestam os organizadores.

Para maiores informações pode escrever a: encuentro.mariano@celam.org