Nesta sexta-feira 23 de junho começará em Roma a fase diocesana do processo de beatificação do Cardeal argentino Eduardo Francisco Pironio.

A vice-postuladora da causa de beatificação e canonização do Cardeal argentino, Beatriz Buzzetti Thomson, fez o anúncio.

A cerimônia começará ao meio dia de Roma (7:00 p.m. na Argentina), na Sala della Conziliacione do Palácio Apostólico Lateranense e será presidida pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário Geral de Sua Santidade para a diocese de Roma.

A abertura da fase diocesana se realiza em Roma por ser esta a diocese em que o Cardeal argentino viveu seus últimos anos e onde faleceu em 5 de fevereiro de 1998.

Sua vida

O Cardeal Pironio nasceu dia 3 de dezembro de 1920, foi Bispo de Mar del Plata e foi designado Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos em 8 de abril de 1984. Neste cargo foi um dos impulsores das Jornadas Mundiais da Juventude. Previamente foi Prefeito da Congregação dos Institutos de Vida Consagrada. Faleceu em 5 de fevereiro de 1998 e seus restos descansam na Basílica de Luján.

O Cardeal sempre disse que sua vocação religiosa começou em sua família graças a sua mãe. Aos 18 anos de idade, logo depois de ter seu primeiro filho, terminou muito doente e lhe advertiram que não poderia ter mais filhos.

Logo depois de pedir assistência espiritual ao então Bispo de La Plata, deu a luz a mais 21 filhos. O Cardeal Pironio foi o último.