O Arcebispo de São Domingo, Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez, assinalou que a reforma constitucional deve nascer do consenso de todos os setores, identificando os pontos fundamentais que requer a construção de um novo país.

"Precisamos identificar os pontos fundamentais que a República Dominicana necessita, qual é o país que hoje temos que construir, obviamente começar a construir para o futuro, nesse sentido o novo congresso tem que ir trabalhando de acordo com as necessidades que sejam identificadas", expressou o Cardeal durante a celebração da 40ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

Nesse sentido, recordou que a atual Carta Magna foi vítima dos atropelos de "políticos inescrupulosos que estiveram fazendo emendas segundo sua conveniência, procurando reeleição presidencial e acomodando as coisas a sua maneira". Indicou que o primeiro passo para uma reforma constitucional é convocar especialiastas na matéria que digam o que precisa se modificar e conservar, para em seguida iniciar "um diálogo aberto" que permita "escutar sugestões e ver de que maneira podemos nos pôr de acordo".

Por outro lado, em declarações à imprensa, pediu que o número de juizes que integram a Junta Central Eleitoral seja novamente cinco, porque seu aumento "obedeceu ao interesse dos partidos políticos". O Arcebispo indicou que os membros deste organismo não devem ter relação "com partidos políticos de nenhum tipo", mas sim devem ser "homens e mulheres competentes, sérios".

Também solicitou que as campanhas eleitorais sejam mais eficientes e econômicas, porque o total de dinheiro que se utilizou "é um exagero em um país com tantas precariedades sociais".