O Bispo de Zhouzi, Dom Wu Qinjing, ordenado com a aprovação da Santa Sé, mas não reconhecido pela Associação Patriótica Católica Chinesa, desafiou às autoridades chinesas ao vestir-se com barrete vermelho e anel em um ato público na catedral de sua diocese.

Conforme informa o jornal South China Morning Post, Dom Wu celebrou a Eucaristia vestido como sacerdote, mas colocou um barrete vermelho e o anel respectivo quando apareceu diante dos fiéis para a inauguração de uma nova cruz na catedral de Zhouzhi.

Dom Wu foi ordenado bispo de Zhouzhi, na província do Shaanxi, pelo antigo Bispo de Xian, Dom Anthony Li Duan, no último mês de outubro, mas não se fez público até a semana passada, pouco antes de seu falecimento.

O jornal assinala também que vários candidatos a bispo da Associação Patriótica Católica Chinesa, para diocese em Hubei, Hebei e Mongolia Interior estão preparados e poderiam ser ordenados nos próximos meses, sem a aprovação da Santa Sé. "Muitas dioceses na China estão sem bispo. Não podemos esperar que melhorem as relações com o Vaticano para que estas sejam servidas", declarou Efe Liu Bainian, Vice-presidente da Associação.