O Arcebispo de São Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, anunciou um encontro entre bispos do México, El Salvador e Estados Unidos que se realizará do dia 19 ao 21 de junho para discutir a situação dos imigrantes ilegais no país norte-americano.

Segundo Dom Sáenz, "faz falta rezar a Deus nosso Senhor para que (a reforma migratória) saia o melhor possível. O Presidente (Bush) e os mesmos legisladores recordam que os Estados Unidos é um país de imigrantes, e que os que chegaram agora estão contribuindo com esse país com seu trabalho".

Estatísticas da chancelaria salvadorenha indicam que nos Estados Unidos há uns dois milhões de salvadorenhos ilegais, dos quais 250 mil estão amparados no Estatuto de Proteção Temporal, enquanto que outros 250 mil estão em condição de indocumentados. Segundo estima o Banco Central de Reserva, em 2006 o fluxo de remessas enviado por salvadorenhos no exterior ao país, poderia superar os dois bilhões 900 milhões de dólares.

O Senado americano aprovou na quinta-feira passada uma reforma migratória, aprovada pelo presidente George W. Bush, que legaliza aproximadamente uns nove dos 12 milhões de indocumentados nos Estados Unidos, cria 200 mil vistos temporais e autoriza a construção de uma cerca de quase 600 quilômetros na fronteira com o México, entre outras medidas. Para que este projeto se converta em lei, ainda deve ser aprovado pela Câmara baixa.