A Conferência Episcopal Indonesa (CEI) e outras organizações de ajuda da Igreja, informaram que estão começando distintos programas solidários para atender às milhares de vítimas do terremoto ocorrido na ilha de Java no último dia 27 de maio.

Segundo a agência Fides, a CEI ativou seu sistema "Atendimento de Crise e Reconciliação", criado para situações de emergência e que já no tsunami de dezembro de 2004 demonstrou sua eficácia. Por sua parte, Cáritas de Yogyakarta –onde se registrou o epicentro–, assinalou que já se coordenou com outras entidades para organizar as ajudas.

"Continuaremos rezando pelas vítimas e pelas famílias que perderam algum ente querido; e poremos em marcha iniciativas de solidariedade" assinalou o Pe. Rudy Rehkito, missionário indonésio presente na zona do desastre.

Segundo as últimas informações, o terremoto de 6.2 graus na escala Richter que afetou à ilha de Java, deixou até o momento mais de cinco mil mortos e milhares de feridos. No que se refere a infra-estrutura, o serviço de água potável está seriamente prejudicado, por isso diversas organizações começaram a montar sistemas de emergência.

Por outro lado, os hospitais Klaten, Bantul e Yogyakarta, ao sul da ilha, recebem mais doentes e feridos do que lhes permite sua capacidade. Indicou-se que quase 70 por cento dos doentes receberam alta, mas mais de mil e quinhentos ainda seguem internados.