A Sala de Imprensa da Santa Sé deu a conhecer hoje que o Papa João Paulo II, às vésperas das Olimpíadas de Atenas,  decidiu criar um “Departamento do Esporte”, que funcionará  no Pontifício Conselho para os Leigos.

No comunicado, afirma que o esporte  “ocupa  hoje um papel relevante, tanto em nível pessoal  como global”.

“As próximas Olimpíadas de Atenas –acrescenta-  e os milhões de pessoas de todo o mundo que acompanharão o acontecimento, são mais uma vez um claro sinal do quão importante é o esporte na vida de nossas sociedades”.

O comunicado diz também que o esporte “certamente pode ser considerado um dos pontos nevrálgicos da cultura contemporânea  e uma das fronteiras da nova evangelização”.

O Santo Padre indicou a nova seção “Igreja e Esporte” as seguintes tarefas:

  • Ser ponto de referência na Igreja para as organizações esportivas nacionais e internacionais.

  • Sensibilizar as igrejas locais a respeito da atenção pastoral dos ambientes esportivos.

  • Favorecer uma cultura do esporte que promova a atividade esportiva como meio para o desenvolvimento integral da pessoa, e como meio para a paz e fraternidade entre os povos.

  • Propor o estudo de temáticas específicas referidas ao esporte.

  • Organizar e sustentar iniciativas que ajudam a suscitar testemunhos de vida cristã entre os esportistas.

O Pontifício Conselho para os Leigos auspicia que “esta nova seção da Igreja e Esporte  seja para todos – responsáveis, dirigentes, torcedores e atletas– ocasião para promover uma prática esportiva que saiba conjugar com espírito construtivo as complexas exigências provocadas pelas mudanças culturais e sociais deste último século, com aqueles vinculados à dignidade da pessoa humana”.