Durante sua homilia pelo dia da independência da Argentina, o Arcebispo de Corrientes, Dom Domingo Castagna, insistiu que "somos necessários protagonistas desse contínuo renascimento da Pátria".

"A Pátria renasce na mente de nossos cientistas e governantes, na atividade dos servidores da saúde e da educação, entre as mãos endurecidas de nossos trabalhadores do campo, na sabedoria de nossos legisladores, nos ideais puros de nossos jovens e, particularmente, na fortaleza e generosidade de nossas famílias", afirmou o Prelado.

Depois de pedir para aproveitar "este momento tradicional de oração pela Pátria para renovar nosso entusiasmo por construi-la juntos e curar cuidadosamente suas feridas", sustentou que "foi o momento de humildade e renúncia que distinguiram os nossos heróis, todos, sem exceção, somos pequenos operários na construção da Pátria".

"O resultado dessa obra patriótica adquire a perenidade das grandes realizações", indicou e concluiu sua homilia pedindo a Deus "esse dom para cada um, já que é imprescindível a contribuição insignificante e imperceptível de todos, até a dos mais desconhecido dos cidadãos".