Em seu discurso de despedida, o Papa Bento XVI exortou os poloneses a "deixar-se guiar sempre pelos sentimentos de misericórdia, solidariedade fraterna e dedicação ao bem comum", depois da saudação do Presidente da Polônia, Lech Kaczyñski.

Aproximadamente às 19:30, o Santo Padre iniciou seu discurso. "Queria terminar minha visita com as palavras do apóstolo São Paulo que acompanharam meu peregrinar pelo território polonês: ‘Vigiai, Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! Façam tudo com amor’. (1 Cor 16,13-14). Minha bênção para todos vocês!", expressou.

"Chegou o momento de me despedir da Polônia. Por quatro dias estive em seu país como peregrino, visitando lugares com uma particular importância para sua identidade histórica e espiritual: Varsóvia, Jasna Góra, Cracóvia, Wadowice, Kalwaria Zebrzydowska, Łagiewniki, Oœwiêcim. Quantas coisas evocam estes nomes! Que grande significado têm para os poloneses!", prosseguiu Bento XVI.

"Quando teve que deixar sua terra natal pela última vez faz quatro anos –prosseguiu o Pontífice– meu amado predecessor, o Papa João Paulo II, exortou à nação polonesa a deixar-se guiar sempre pelos sentimentos de misericórdia, solidariedade fraterna e dedicação ao bem comum".

"Também expressou a firme convicção de que assim esta nação não só encontraria seu lugar adequado em meio a Europa unida mas também enriqueceria este continente e o mundo inteiro com sua tradição. Hoje, enquanto se consolida sua presença na família dos estados europeus, desejo com todo meu coração repetir essas palavras de esperança. Peço-lhes que sejam fiéis guardiães do depósito cristão e que o transmitam às futuras gerações", acrescentou.

Logo depois de manifestar que esta viagem o aproximou do povo polonês, o Santo Padre agradeceu as "orações com as quais me cercaram no momento de minha eleição. Peço-lhes que sigam rezando por mim para que Deus me dê forças para seguir no serviço da Igreja universal".

Finalmente, o Papa agradeceu "ao Presidente polonês e ao Episcopado do país pelo convite", assim como às autoridades, os meios de comunicação, as forças da ordem e o pessoal de saúde, que colaboraram para que a viagem seja um êxito.