O Secretário Geral e porta-voz da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan Antonio Martínez Camino, afirmou que as soluções para os desacordos Igreja-estado na Lei Orgânica de Educação (LOE), "não são fáceis, mas são possíveis".

O sacerdote divulgou uma nota de imprensa do Episcopado sobre a reunião entre representantes dos bispos e do Governo na sede do Ministério de Educação e Ciência. Segundo o texto, o encontro se deu a pedido da CEE "em um ambiente de cordialidade", onde se "fixaram as bases para seguir trabalhando no desenvolvimento regulamentar da LOE", no que se refere à disciplina de religião e os professores responsáveis.

Nesse sentido, informa que os bispos mantêm "a postura expressa na nota do Comitê Executivo de 10 de março de 2006, intitulada ‘A LOE não cumpre os acordos com a Santa Sé’".

O Pe. Martínez Camino explicou que as soluções que se encontrarem para a disciplina de religião afetam necessariamente o professorado que a ministra, porque não pode dar um bom ensino se os professores encarregados não são os adequados e, o contrário: de nada valem bons docentes se o tratamento da disciplina não é o correto. "Se uma falha, a outra também falha; se uma cair, a outra também cai", assinalou.

Explicou que não pedem ao Ministério que mude a LOE porque sabem que não pode fazê-lo, "mas sim vamos pedir coisas possíveis que podem se desenvolver e concordar no desenvolvimento normativo da LOE, momento em que agora nos encontramos". Indicou que se trata de fazer possível "que os direitos de todas as partes, reconhecidos na legislação vigente, possam ser harmonizados de forma efetiva".

A Comissão Mista Igreja-estado sobre Educação se reuniu na sede do Ministério de Educação e Ciência, e nela participaram o Vice-presidente da CEE e Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares; o membro da Comissão Episcopal de Ensino e Catequese (CEEC), Dom Fidel Herráez; o Pe. Juan Antonio Martínez Camino; e o Diretor do secretariado da CEEC, Modesto Romero. Por parte do Ministério da Educação e Ciência assistiu a Ministra Mercedes Cabrera; o Secretário Geral de Educação, Alejandro Tiana, e o Subsecretário do Ministério, Fernando Gurrea.