O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñíguez, expressou sua esperança de que os interrogatórios aos três chefes da máfia mexicana, presos nos Estados Unidos, contribuam com pistas para conhecer os motivos do assassinato do Cardeal Juan Jesus Posadas cometido há treze anos.

O Governo dos Estados Unidos autorizou que em 9 de junho iniciem os interrogatórios de Everardo Arturo Páez (a) "O Kitty Páez". Entretanto, ainda não há data para as declarações de Juan García Abrego e Alberto Bayardo (a) o "Gori", os outros dois implicados no crime.

Em entrevista coletiva, o Cardeal Sandoval disse que quando se conhecer o motivo do assassinato, o caso do Arcebispo Posadas poderá ser levado à Congregação para as Causas dos Santos para iniciar seu processo de beatificação.

"Em uma causa de beatificação de martírio tem que aparecer muito claro o motivo. Esperamos que as diligências que estão por se realizar esclareçam o motivo pelo qual o Cardeal foi assassinado para propor a possibilidade de introduzir a causa", expressou.

Nesse sentido, indicou que "os episcopados, tanto na América do Norte e América do Sul, estão inteirados deste assassinato, deste crime de Estado, e eles expressaram o desejo que se introduza a causa". Esclareceu que embora a pode introduzir ele ou seu sucessor, "a Igreja não tem pressa".