O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, celebrará em 26 de maio suas bodas de ouro sacerdotais ao completar o 50º aniversário de sua ordenação.

Conforme informa a agência AVAN, o Arcebispo de Valência se dirigirá a Madri para concelebrar uma missa com seus 26 companheiros de ordenação sacerdotal ainda vivos. A Eucaristia será presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, no Seminário arquidiocesano dessa cidade.

Dom García-Gasco Vicente nasceu na localidade toledana de Curral de Almaguer em 12 de fevereiro de 1931, iniciou seus estudos eclesiásticos em 1944 no Seminário de Madri e recebeu a ordenação sacerdotal em 26 de maio de 1956 na Catedral de San Isidro nessa mesma cidade, das mãos do então Bispo da diocese, Dom Leopoldo Eijo y Garay. Em 1992 foi nomeado Arcebispo de Valência pelo Papa João Paulo II em 24 de julho.

Ao longo de seus 50 anos como sacerdote, Dom García-Gasco assumiu diversas responsabilidades pastorais. Depois de receber a ordenação foi destinado como pároco na localidade madrilena de Villamanta e nomeado delegado episcopal do Cáritas. Mais tarde se encarregou da paróquia do Santíssimo Cristo del Amor, no bairro de Aluche, e, anos depois, em 1970, da igreja de Santiago e São João. Em 1977 Dom García-Gasco, foi nomeado vigário episcopal da Região III de Madri pelo então Arcebispo, Cardeal Vicente Enrique Tarancón.

Em 20 de março de 1985, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Madri. Em 24 de julho de 1992 o Papa João Paulo II o nomeou Arcebispo de Valência e nesse mesmo ano designado membro do Pontifício Conselho para a Família e em 1999, membro da Congregação do Culto Divino, cargos nos que o atual Pontífice o confirmou.