A Conferência Episcopal Chilena (CECH) ofereceu sua colaboração no "necessário diálogo que a Igreja promove para superar o conflito estudiantil" que gerou diversas mobilizações em centros educativos de diversas cidades do país.

Em uma recente declaração, os prelados expressaram sua disposição a contribuir para a superação do conflito estudiantil, se assim acharem oportuno os setores envolvidos. O documento é assinado por Dom Héctor Vargas Bastidas, Bispo de Arica e Presidente da Área Educação da CECH.

A Área Educação do Episcopado manifestou que "um diálogo autêntico requer de ambas as partes uma grande generosidade para se fazer responsáveis por seus legítimos lucros, para assumir as necessárias renúncias que sempre exigirá o bem comum de toda a sociedade".

Acrescenta a nota que os temas que os estudantes propõem impactam diariamente na vida das comunidades escolares, neles mesmos e em suas famílias. E saúda com esperança de que os jovens, longe de se marginalizarem da realidade, procurem ser protagonistas de sua história e comprometam sua contribuição para uma "autêntica civilização do amor".

Ao mesmo tempo, os bispos chilenos agradecem às autoridades do âmbito educativo por sua vontade política para continuar realizando as transformações necessárias que permitam avançar em cobertura, qualidade e eqüidade.