Em relação à lei anti-conversão promulgada recentemente na Índia, o Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Ivan Dias, afirmou que "opor-se a toda autêntica conversão constitui uma indevida interferência nas competências de Deus".

Conforme informa a agência Fides, o Cardeal Dias interveio logo depois das críticas que alguns setores do Governo indiano, a imprensa e alguns intelectuais desse país fizeram ao discurso que o Papa Bento XVI dirigiu ao novo Embaixador da Índia na Santa Sé, onde denunciou os "inquietantes sinais de intolerância religiosa em algumas regiões" do país.

O Cardeal reafirmou a plena liberdade de consciência de todo cidadão, seja qual for a religião a que pertence, e enfatizou que toda lei que se oponha a uma autêntica conversão se constitui uma "indevida interferência nas competências de Deus".

Em seu discurso, o Santo Padre ressaltou particularmente a intenção de alguns estados da Índia de introduzir uma legislação que proíba a conversão do hinduísmo a qualquer outra religião, mas não de qualquer religião ao hinduísmo.

Entretanto, o Governo de Nova Delhi convocou ao Núncio apostólico na Índia, Dom Pedro López Quintana, para expressar seu desacordo, afirmando que "a Índia é um país secular e democrata" no qual os membros das diversas religiões gozam de iguais direitos e existe liberdade de professar, praticar e difundir a religião.