Por ocasião do próximo encontro que o Papa Bento XVI terá com diversos Movimentos e Associações eclesiais durante a Solenidade do Pentecostes, o Ex-presidente do Pontifício Conselho para os laicos, Cardeal James Francis Stafford, assinalou que estes "têm alcamado a fome espiritual de centenas de milhares de leigoss".

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano sobre o significado dos novos movimentos e associações eclesiásticas, o atual Penitenciário Mor do Vaticano explicou que "a Igreja enfrenta hoje o desafio de uma busca de maior compreensão por parte dos fiéis leigos, sobre o papel que desempenham como cristãos, seja nos âmbitos do matrimônio e a família, como nos do trabalho, a política ou a cidadania. É nas associações e movimentos leigos em que muitíssimos encontraram uma maravilhosa fonte para aprofundar em seu papel como cristãos".

Do mesmo modo, o Cardeal opinou que "é também dentro do espaço paroquial que os movimentos e novas associações aguçam a consciência do sentido de uma catequese melhor fundamentada assim como dos documentos do Concílio Vaticano II, igualmente é aí onde fortalecem seu papel como leigos na Igreja e no mundo".