O Comitê de contato para as relações Islâmicas e Católicas publicou nesta terça-feira um comunicado no qual condena energicamente os atentados explosivos contra templos católicos iraquianos que no domingo passado deixaram mais de 15 mortos.

O pronunciamento, assinado pelo Dr. Hamid Bin Ahmad Al-Rifaie,  Presidente  do Foro Internacional Islâmico e pelo Arcebispo Michael L. Fitzgerald,  Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, diz que “condenamos firmemente” “os atos terroristas que continuam sendo perpetrados no Iraque e que envolvem também a  população civil.

“Condenamos em particular os ataques suicidas em áreas na quais se encontram lugares de culto, onde tanto muçulmanos como cristãos se reúnem em oração”, acrescenta o comunicado.

Segundo o pronunciamento, “estes atos de violência cega ofendem o sagrado nome de Deus e da verdadeira religião. Evidenciam uma grave incompreensão da história e da cultura deste país penosamente provado. Apresentam uma grave ameaça à coexistência pacífica e o desenvolvimento ordenado da sociedade iraquiana”.

“Temos a esperança  de que, com a ajuda do Deus Onipotente e Misericordioso, o povo iraquiano finalmente gozará do dom da paz, em uma atmosfera de respeito mútuo e genuína cooperação entre todos os cidadãos de qualquer tradição religiosa”, conclui o texto.