A Conferência Episcopal Italiana (CEI) manifestou sua adesão à nota do Comitê Executivo da Conferência Episcopal Espanhola, que condenação uma resolução do Parlamento Europeu relativa a homofobia na Europa, em que se apóia a legalização das uniões homossexuais. A nota do Comitê Executivo foi passada em sua última reunião celebrada em Madri em 11 de maio de 2006.

O Presidente da CEI, Cardeal Camillo Ruini, no discurso inaugural da Assembléia Plenária que se celebrou em Roma de 15 a 19 de maio, afirmou que "no Parlamento Europeu se insiste em pronunciamentos que não respeitam o critério da subsidiaridade, a cultura e as tradições próprias dos diversos países membros, e contrastam gravemente com as verdades antropológicas fundamentais".

"Pode-se mencionar, como exemplo disto, o caso da resolução de 18 de janeiro em relação a homofobia na Europa, que exige justamente a eliminação da discriminação, maus tratos e violência contra as pessoas com tendências homossexuais, mas que também solicita a equiparação dos direitos das uniões homossexuais com aqueles das famílias legítimas, pedindo aos países membros uma revisão de suas respectivas legislações nacionais", indicou.

O Cardeal lembrou que "as conferências episcopais polonesa e espanhola já se manifestaram contra tal resolução" e precisou que "nós também, que já a tínhamos lamentado por ocasião do Conselho Permanente a fins de janeiro, unimos com firmeza nossa voz a deles".