Com uma carta de seu Presidente, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) iniciou seus preparativos para a V Conferência Geral convocando para outubro deste ano as Reuniões Regionais das quatro regiões do CELAM.

O Bispo de Reconquista (Argentina) e Secretário Geral do CELAM, Dom Andrés Stanovnik, explicou que após a aprovação do Papa João Paulo II, “com muita alegria, esperança e decisão nos colocamos em marcha rumo este importante acontecimento eclesial para nosso continente”.

O Prelado citou a mensagem do Cardeal Errázuriz e ressaltou que  “a participação de todos os níveis de nossas Igrejas Particulares é da maior importância para que esta V Conferência Geral seja um acontecimento do Espírito Santo a serviço de seu renovado dinamismo e santidade”.

“Um dos primeiros e decisivos passos desta participação é, obviamente, a comunhão e comunicação entre os Pastores do Povo de Deus. Assim se fez, com grande felicidade, na preparação da III Conferência Geral de Puebla e na IV de Santo Domingo”.

Por isto –anunciou o Prelado–, “a Presidência do CELAM deseja que antes de 15 de outubro deste ano se possam realizar as assim chamadas Reuniões Regionais de Bispos. Trata-se das quatro Regiões do CELAM:  América Central  e México;  Caribe e  Antilhas; a Região Bolivariana e a Região do Cone Sul”.

“Imediatamente depois desta data haverá uma reunião da Comissão Central para recolher e sintetizar as contribuições”, acrescentou.

A estas quatro Reuniões Regiões serão convocados os Presidentes das Conferências Episcopais (CE); os Secretários Gerais das CE; os Delegados ao CELAM das CE ou seus substitutos, no caso de recair sobre uma só pessoa o cargo de delegado e secretário; os Bispos do CELAM (vinculados a Centros, Departamentos e Seções) das respectivas Regiões; e os membros da Comissão Central das respectivas Regiões.

Dom Stanovnik explicou que “para facilitar a convocação e a habitual dificuldade de fixação da data destas quatro Reuniões Regionais,  o farão os membros da Presidência do CELAM das respectivas regiões”.

Segundo informou o Prelado, na América Central e México será feito por Dom Carlos Aguiar; na Região Bolivariana, pelo Cardeal Pedro Rubiano; na Região do Cone Sul, pelo próprio Dom Stanovnik; e para a Região do Caribe e Antilhas foi convocado o  Presidente da Conferência Episcopal da República Dominicana, Dom Ramón Benito de la Rosa y Carpio.

“Nossa Secretaria Geral estará atenta em ajudar-lhes no que for necessário. Com este passo em preparação da V Conferência Geral, acompanhados pela Santíssima Virgem, Nossa Senhora de Guadalupe, “apressada pela montanha”, nos dispomos à ação do Espírito para servir ao Povo de Deus que nos encomendou Nosso Senhor no começo do Terceiro Milênio. Duc in Altum!”, conclui Dom Stanovnik.