O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Angelo Sodano, indicou que a Igreja "sem interferir em política, pode dar alma a esta Europa", durante sua visita a Sofia, onde assistiu à consagração da Catedral de São José.

"A Igreja, sem interferir em política, pode dar alma a esta a Europa. Uma Europa sem alma não pode existir, porque não existiria se não houvesse cristianismo", afirmou o Cardeal ao Religious Information Service.

"A Igreja defende o valor da vida desde a concepção até a morte (natural): esta é uma enorme visão em uma Europa que às vezes favorece só aos que estão bem, esquecendo os doentes e o valor da família", destacou.

"É importante -prosseguiu o Cardeal- voltar para a idéia humana e cristã de família que formou nossas nações. Também não devemos esquecer o conceito internacional de solidariedade. Estou certo de que a Bulgária contribuirá para uma nova Europa".

Durante sua homilia da Missa de consagração da catedral, o Cardeal deu as boas-vindas ao Patriarca Maksim e lembrou a visita do João Paulo II, na qual exortou aos búlgaros a refletir em torno das raízes da fé cristã em sua sociedade e a demonstrar à Europa que eles são cristãos.