A Conferência Episcopal Colombiana (CEC) manifestou ao Presidente Álvaro Uribe sua preocupação e reprovação à decisão da Corte Constitucional de descriminalizar o aborto no país.

Na reunião com o mandatário estiveram presentes o Presidente da CEC, Dom Luis Augusto Castro Quiroga; e o Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz. À sua saída da sede do Episcopado, Uribe informou à imprensa que entre os temas tratados estiveram "o aborto, a necessidade que haja educação religiosa", assim como o caso dos desabrigados, a reinserção e a pobreza.

Sobre a decisão da Corte, assinalou que como Presidente deve respeitá-la. Entretanto, indicou que "como cristão que acato os preceitos da Igreja, (devo) me somar a que lutemos na Colômbia para fortalecer o respeito à vida, para fortalecer os princípios éticos e as convicções morais. Um tema tão delicado queremos dirigi-lo com toda a delicadeza e procederemos com muita prudência a escutar a diferentes setores".

O mandatário colombiano destacou que primeiro se deve conhecer o texto oficial da sentença para "proceder com muita prudência" e ver que passos correspondem dar ao Executivo.