O Bispo de Caacupé, Dom Claudio Giménez, consagrou a Deus o Santuário da Virgem dos Milagres de Caacupé, cuja construção teve início em 1945 por iniciativa do primeiro Arcebispo de Assunção, Dom Juan Sinforiano Bogarín.

Durante a Missa de consagração, o Prelado destacou que o templo é uma "obra feita com amor, com mãos generosas e hábeis de nossos operários e artesãos, um trabalho feito com inteligência e precisão".

Dom Giménez destacou a colaboração generosa de mais de 500 mil paroquianos, que se aproximaram "no transcurso destes anos de construção e contribuíram" generosamente para que essa obra se realizasse.

Ao final da cerimônia, Dom Giménez e o Núncio Apostólico inauguraram uma placa em comemoração aos que foram Arcebispos de Assunção, Dom Ismael Rolón, e os já falecidos Dom Juan Sinforiano Bogarín e Dom Aníbal Mena Porta. A placa também recorda o Ex-bispo de Caacupé, Dom Demetrio Aquino, que partiu à Casa do Pai há alguns anos.

A Missa foi concelebrada pelo Núncio Apostólico, Dom Orlando Antonini, que leu a mensagem enviada pelo Bento XVI para a ocasião, e os bispos do país.