O Papa Bento XVI nomeou hoje Bispo de La Rioja Dom Roberto Rodríguez, atualmente Bispo de Vila María (Córdoba); Bispo de Azul, o sacerdote jesuíta Hugo Manuel Salaberry e Bispo Auxiliar de Buenos Aires, Dom Oscar Vicente Ojea, atual pároco de Nossa Senhora do Socorro, em Buenos Aires.

Com estas nomeações os bispos argentinos são agora 105, ficando ainda vacantes as dioceses de São Miguel, São Tomé e Vila María.

Dom. Roberto Rodríguez , bispo de La Rioja

Nasceu em Adrogué, província de Buenos Aires, em 1936. Entrou para o Seminário Maior Nossa Senhora do Loreto, de Córdoba, quase ao finalizar seus estudos de Engenharia Aeronáutica na Universidade Nacional de Córdoba.

Obteve a licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, depois de retornar ao país foi ordenado sacerdote em 1970.

Dom Rodríguez foi reitor do seminário menor de Córdoba e vigário geral da arquidiocese de Córdoba, além de encarregado da área do apostolado dos leigos e da cultura.

Em 12 de novembro de 1992 foi nomeado Bispo Auxiliar de Córdoba e recebeu a ordenação episcopal em 22 de dezembro de 1992 na catedral do Córdoba. Em 1998, João Paulo II o transferiu para a diocese de Vila María .

Desempenhou várias responsabilidades na Conferência Episcopal Argentina .

O novo bispo de La Rioja sucede Dom Fabriciano Sigampa que foi promovido à arquidiocese de Resistência.

A diocese de La Rioja tem uma superfície de pouco mais de 92 mil quilômetros quadrados e uma população de 313 mil habitantes, dos quais 279 mil professam a fé católica. Na atenção pastoral da diocese servem 37sacerdotes e 67 religiosos.

Dom Hugo Manuel Salaberry, bispo de Azul

Nasceu em 7 de março de 1952 em San Andrés de Giles, província de Buenos Aires. Aos 24 anos de idade ingressou na Companhia de Jesus. Em 3 de dezembro de 1985 foi ordenado sacerdote e fez a profissão solene neste instituto em 1989.

O novo prelado é licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia pela Universidade do Salvador, de Buenos Aires. Em 1990 foi nomeado Superior da residência dos Padres Jesuítas na cidade de Posadas (Missões) e pároco de Nossa Senhora de Itatí na capital de Missões.

Atualmente, e por nomeação da Conferência Episcopal , Dom Salaberry é presidente do Conselho Superior de Educação Católica (CONSUDEC).

A diocese de Azul tem uma superfície de 64 mil e 210 quilômetros quadrados e uma população 469 mil habitantes. Para a atenção pastoral dos 418 mil católicos da diocese, o novo bispo conta com a cooperação de 71 sacerdotes 71 e 120 religiosos 120.

Dom Oscar Vicente Ojea, bispo auxiliar de Buenos Aires

Nasceu em Buenos Aires em 15 de outubro de 1946. Foi ordenado presbítero em Buenos Aires em 25 de novembro de 1972. É Bacharel em Teologia na Pontifícia Universidade Católica Argentina "Santa María dos Buenos Aires".

Mais em

Dom Ojea foi vigário paroquial e pároco em diversas paróquias da capital argentina. No momento de sua eleição, o novo bispo se desempenhava como pároco de Nossa Senhora do Socorro. Na diocese portenha desempenhou diversas responsabilidades.

Em setembro de 1995, João Paulo II o distinguiu com o título de Prelado de Honra de Sua Santidade.

A arquidiocese de Buenos Aires tem uma superfície 203 quilômetros quadrados e uma população dois milhões 763 habitantes, a maioria católicos. Para a atenção pastoral da arquidiocese o Arcebispo, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, conta com a colaboração de sete bispos auxiliares, 868 sacerdotes e dois mil e 340 religiosos.