Com o contrato assinado entre o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, e uma construtora local deram-se início às obras de construção da primeira paróquia dedicada aos 233 mártires valencianos que morreram durante a perseguição religiosa de 1936, que foram beatificados por João Paulo II em 2001.

Conforme informou à agência AVAN, o pároco para o novo templo, Pe. José Ricardo Albelda, a paróquia-santuário terá capacidade para 847 pessoas sentadas, ocupará mais de três mil e 300 metros quadrados e terá cem metros de longitude total. Sobre o teto o telhado será revestido com uma espécie de mosaico de pequenos azulejos. Contará com um campanário de 28 metros de altura e 8 sinos.

Deste modo disporá de uma capela para o culto diário com capacidade para mais de 200 pessoas e um salão para outras 200. O altar-mor reproduzirá na mesa a frente do sepulcro do primeiro mártir da história valenciana, São Vicente, e incluirá relíquias dos mártires valencianos.

A nova igreja também será dedicada a todos aqueles beatos mártires que morreram na mesma perseguição religiosa e que foram beatificados com antecedência, bem como os que o serão no futuro. Na atualidade, a diocese de Valência acompanha a causa de canonização de outros 250 mártires, cujo processo Dom García-Gasco abriu em 2004.