O novo Núncio Apostólico nas Filipinas, Dom Fernando Feloni, afirmou hoje que a Igreja Católica manterá um papel ativo nos assuntos que afetam o país, como a pena de morte e o controle natal da população.

"Essa é nossa responsabilidade. É uma parte essencial da Igreja", declarou o Arcebispo em uma coletiva de imprensa no Palácio de Malcañang em Manila, onde apresentou seus créditos e falou com a Presidenta Gloria Macapagal Arroyo.

"É nossa missão animar os bispos a que prossigam (seu trabalho) nos problemas sociais da população, especialmente dos pobres", indicou e destacou que respeitará a opinião de cada um dos bispos e que espera que estes trabalhem em colaboração com o Governo."Só através do diálogo se pode conseguir o melhor" para o povo, precisou.

Por sua vez, o responsável pelo pessoal da Presidência, Michael Defensor, afirmou que seu Governo "está em consonância com os ensinamentos do catolicismo" e apontou que na entrevista entre o Núncio e a mandatária não se tocaram temas polêmicos.

Entre as obras da Presidenta filipina se encontra a comutação de prisão perpétua pela capital e assegurou que durante seu mandato não réus não serão executados.

A declaração de Dom Feloni se produz quando o Bispo de Sorsogon, Dom Arturo Bastes, lidera uma campanha de protesto contra as explorações mineiras em seu território, por considerá-las poluentes.