Os participantes do 15º Congresso Eucarístico Nacional do Brasil, exortam os fiéis a santificar o domingo e "reservar um dia da semana nas comunidades para a Adoração ao Santíssimo Sacramento", na Carta eucarística fruto do Evento que se realizou nesta cidade de 18 a 21 de maio.

No documento, os delegados e participantes do Congresso, ao mesmo tempo que compartilham com toda a Igreja no Brasil as intensas experiências e celebrações destes dias, convidam todos os fiéis a viver os compromissos assumidos: "santificar o domingo, dia do Senhor para alimento de nossa espiritualidade pessoal e familiar, comunitária e social; reservar um dia da semana nas comunidades para a Adoração ao Santíssimo Sacramento; fazer nossas comunidades mais eucarísticas visitando as famílias, por meio de grupos de oração, de reflexão bíblica e de opção decidida pelos pobres e por último, atuar em todos os âmbitos da sociedade com a força da Eucaristia".

O texto afirma que "cremos na Eucaristia como fonte e cume da evangelização das pessoas, as comunidades e as sociedades; cremos que a Eucaristia promove a vida, dignidade e liberdade de toda pessoa; cremos que a Eucaristia renova nossas comunidades; cremos que a Eucaristia transforma nossas sociedades e os graves problemas sociais".

"Na Eucaristia –continua a carta– vivemos uma espiritualidade de comunhão, que é força renovadora das comunidades, paróquias, vocações, pastores e movimentos. Na Eucaristia nos assemelhamos às primeiras comunidades cristãs que tinham um só coração e uma só alma, punham tudo em comum de modo que não tinha necessitados entre eles".

"Faremos todo o possível para que a experiência vivida aqui, da presença do Senhor, seja uma realidade vivida no dia a dia de nossas comunidades", finaliza a carta.