O Arcebispo de San Salvador, Dom. Fernando Saenz Lacalle, mostrou sua inconformidade com as medidas anunciadas na semana passada pelo Governo dos Estados Unidos que procuram combater a entrada ilegal de imigrantes latinos.

"Dá-nos pena as medidas negativas que serão tomadas nos Estados Unidos, embora possivelmente tenham uma eficácia relativa", indicou o Prelado em entrevista coletiva e fez votos para que exista uma política que assegure a legalidade de todos os latinos e salvadorenhos que estão nesse país".

Dom Saenz Lacalle assinalou que "tomara que nos Estados Unidos vá crescendo essa consciência de que eles são um povo de imigrantes e portanto o que seus antepassados padeceram agora estão padecendo os salvadorenhos e os muitos outros imigrantes que procedem de muitos países".

"Esperemos que haja um bom coração a respeito das necessidades de tanta gente que necessita trabalho e que não o encontra no lugar em que nasceu. Sobre essa necessidade não só as autoridades, mas também todos devemos fazer um esforço para criar fontes de trabalho", anotou.

Na semana passada o Presidente americano, George Bush, ordenou o envio de seis mil efetivos da Guarda Nacional à fronteira com o México e o Senado norte-americano aprovou a construção de um muro triplo de 600 metros na fronteira.