A Comissão de Meios de comunicação da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), chamou os jornalistas a refletir sobre os princípios e fundamentos da profissão e ter o valor de transmitir a verdade.

"Para que haja uma comunicação verdadeira nas atuais circunstâncias de pensamento único, de manipulação da linguagem e de relativismo gnoseológico e moral, é preciso princípios, valentia e decisão", assinala a mensagem da 40° Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

O texto adverte que o jornalismo enfrenta novos desafios e que os comunicadores se tornaram "obscuro objeto do desejo" de grupos de pressão e de governantes. Por isso, indica que seus protagonistas precisam "hoje voltar a raciocinar sobre os princípios e fundamentos do ofício, já que uma comunicação sem artifícios requer superar as restrições ideológicas, econômicas e políticas que às vezes dificultam a autêntica informação". Acrescenta que os comunicadores devem reconhecer "a consciência responsável de que são servidores da verdade e promotores da paz".

O texto explica que para que a comunicação esteja apoiada na objetividade das notícias, devem-se facilitar "os máximos dados dos fatos de interesse público", respeitar os diversos pontos de vista, apoiar a família e defender "os grandes valores da dignidade da pessoa humana".

Finalmente, os bispos oferecem a quem trabalha nos meios seu apoio e disponibilidade, para que "juntos possamos comunicar com valentia a verdade e construir em nosso país uma comunicação verdadeiramente humana em que, certamente, há muitas mais coisas que nos unem que as que nos separam".