O Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, afirmou que "se primeiro mandarem a Guarda Nacional e depois levantarem uma barreira, uma muralha, dificilmente acreditam que se trata de dar um programa completo integral de migração", em relação ao assunto dos imigrantes mexicanos nos Estados Unidos.

Entrevistado a respeito, o Cardeal disse que o tema migratório é complexo e o complica mais a falta de confiança "porque a história nos disse que os governos dos Estados Unidos nunca foram propícios para com o México".

Por isso é difícil acreditar nessa palavra quando não há elementos para isso, acrescentou e questionou: "Há esperanças de que nesta administração federal se negocie um bom acordo migratório para os co-nacionais?".

Do mesmo modo, o Arcebispo do México manifestou que espera "que o Governo dos Estados Unidos esteja aberto a essa situação e de parte do México não só o Governo e empresários, mas todos os que têm iniciativa neste país façamos nossa tarefa porque este é nosso problema". "Os migrantes vão embora por gosto. A maior parte das vezes é por uma verdadeira necessidade", acrescentou.

Por sua vez, a arquidiocese do México considera que faltou vontade e decisão por parte dos Estados Unidos, bem como energia e visão do Governo mexicano para resolver o problema migratório. De acordo com o órgão interno de difusão, o semanário Desde la Fé, a Igreja Católica rejeita o muro que se pretende construir para impedir que os imigrantes ilegais cruzem a fronteira.