A Santa Sé deve promover iniciativas econômicas e diplomáticas para sustentar os cristãos nos países de maioria muçulmana, conforme indicou o Secretário para as Relações com os Estados, Arcebispo Giovanni Lajolo.

Segundo a agência AGI, a difícil situação nos países islâmicos "está fazendo com que milhares de cristãos deixem sua pátria, onde seus direitos fundamentais não estão garantidos", afirmou e indicou a Terra Santa, Turquia e Oriente Médio como os lugares mais complicados. "É triste reconhecer o êxodo de cristãos do Iraque, aonde são uma minoria mas bem enraizada", acrescentou o Prelado.

O Arcebispo manifestou que não é possível dar um número preciso de quantos cristãos estão nestes países, dado que os governos não realizam um censo. Entretanto, de acordo com os números da Santa Sé, Nações Unidas e Estados Unidos, conclui-se que os católicos no Irã, em 1973 eram 0,1 por cento da população e essa percentagem diminuiu até chegar a  0,01 por cento em 2005.

Durante o mesmo período, os católicos no Iraque caíram 2,6 por cento; enquanto que na Síria caíram de 2,8 por cento para 1,9 por cento. Em Israel-Palestina, essa percentagem caiu de 1,9 para 1 por cento.