O Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, assinalou que a recente legalização do aborto na Colômbia demonstra que existe uma conspiração contra a vida em que participam inclusive certos meios de comunicação, que devem respeitar a opinião dos colombianos.

"Simplesmente se trata de uma conspiração contra a vida em que não poucos estão comprometidos, infelizmente certos meios de comunicação, entre outros (o jornal) El Tiempo, que está empenhado em ferir a opinião católica colombiana", afirmou o Cardeal.

Em declarações à RCN Radio, assinalou que este jornal "trata mal os cardeais" quando cumprem com o Magistério da Igreja e com sua missão pastoral. Acrescentou que para isso, El Tiempo se vale de "toda classe de críticas desrespeitosas, mas isso já sabemos que é um modo de ser que vai se acentuando nestes últimos meses" e acrescentou que não vai lhes pedir "que sejam cultos, pois isso deveria ser elementar em um jornal".

Do mesmo modo, lembrou que o cânon que estabelece a excomunhão para quem promove e pratica o aborto é "um cânon velho". Nesse sentido, assinalou que o jornal El Tiempo cai em uma ignorância de "proporções gigantescas" quando afirma que tanto ele como o Cardeal Pedro Rubiano inventam os cânones da Igreja ao se referir à excomunhão.

Por sua vez, o Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz, questionou a atitude dos magistrados da Corte Constitucional por legalizar o aborto, e chamou os colombianos a "dar um giro no sentido de proteger a vida desde seus inícios".

O Cardeal afirmou que constantemente o país se vê agredido pela violência gerada pela guerrilha e a delinqüência comum, a qual, indicou, quer se somar agora a morte de inocentes através do aborto e disse que não teme ser criticado ou insultado por quem promove a cultura de morte, porque "jamais foi um peso para mim ser católico" e cumprir "com meu dever e ser fiel a meu Senhor".