A Conferência Episcopal Mexicana (CEM), emitiu um comunicado no que chama a cidadania a fazer das eleições de 2 de julho uma festa democrática e exorta os fiéis leigos a não "abdicar da participação na política".

O texto intitulado "Participar e decidir o bem comum na justiça e na paz" foi apresentado pelo Presidente da CEM, Dom. José Guadalupe Martín Rábago; e pelo Secretário Geral da instituição, Dom Carlos Aguiar Retes.

"Nosso país está em condições de consolidar a democracia, fortalecer suas instituições e dar um passo adiante no logro das reformas estruturais que tanto se requerem para o autêntico desenvolvimento de todos os mexicanos. Para isto é necessária a realização das obrigações civis: comparar as propostas dos candidatos e as plataformas políticas das partidos para então participar conscientemente nas urnas", assinala o comunicado.

Do mesmo modo, pede aos candidatos que não se desqualifiquem "sem fundamento" nem burlem "uns dos outros", mas sim mantenham a dignidade da luta eleitoral. "É um imperativo ético cujo descumprimento enfraquece a sociedade em seu conjunto", advertem.

Por outro lado, o Episcopado lembra as oficinas formativas dirigidas à cidadania que organizou sobre responsabilidade política e social. Nesse sentido, convida a quem os cursou, a "aplicar seus conhecimentos na participação, a tomar parte em atividades que fomentem uma melhor democracia e a comunicar a outros suas experiências no processo".

Igualmente, o texto lembra aos católicos que "todo crente tem o dever imediato e indesculpável de colaborar em favor de uma ordem justa na sociedade, configurar retamente a vida social e animar todas e cada uma das atividades políticas que lhe corresponda vivendo-as ‘como caridade social’".

Este é o terceiro que a CEM emite com respeito às eleições. Dom Aguiar Retes informou que o Episcopado já não fará mais conferências sobre as eleições, mas "sim seguiremos o ritmo acostumado de comunicação para falar de assuntos conjunturais".

O texto completo pode ser lido em:
http://www.cem.org.mx/prensa/comunicados/2006/mayo/060517.htm