Os bispos brasileiros reunidos na 44° Assembléia Geral enviaram uma mensagem dirigida a toda a juventude do país na qual animam ao encontro com Jesus desde o qual é possível a verdadeira transformação da sociedade.

O Episcopado brasileiro lembrou aos jovens que "o encontro com Jesus Cristo, amigo fiel e companheiro de jornada, faz experimentar a beleza e a alegria da fé. Chama a cada um de nós e quer uma resposta generosa".

"O jovem que se deixa conquistar pelo Senhor descobre a verdadeira felicidade de sua vida e por isso dá testemunho de sua fé e esperança contagiando outros jovens a ter a mesma experiência. O amor apaixonado pelo Senhor e por seu Reino entusiasma e faz que consagrem sua vida à causa do Evangelho" exortaram os pastores.

Deste modo recordaram que os jovens estão no coração da Igreja, dando-lhe um rosto jovial, pois "com sua presença, seus modos especiais, seu dinamismo missionário muito contribuem para obter uma Igreja mais dinâmica e profética".

Ser discípulos e missionários

Mais adiante, os bispos exortam a juventude a lembrar que "são chamados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo, protagonistas da defesa da vida desde sua concepção até seu término natural, assim como da construção de uma sociedade de paz fruto da justiça e do amor. O testemunho, a mensagem e o carinho do Papa Bento XVI e do seu antecessor João Paulo II por vocês e a realização das Jornadas Mundiais da Juventude incentivam a um cuidado ainda maior da juventude".

Os bispos assinalam também sentir-se "alegres por encontrar a juventude nas missas dominicais assim como nas demais celebrações litúrgicas, especialmente a celebração da Confirmação" e em muitas outras circunstâncias cotidianas. "Somos conscientes de que precisamos aperfeiçoar ainda mais estes encontros para que se tornem oportunidade de evangelização. Contamos com vocês para continuar saindo ao encontro dos que estão afastados da Igreja", precisam.

Presença junto à Família

Os prelados brasileiros manifestaram seu desejo de permanecer ao lado dos jovens nas famílias, assim como em sua busca do sentido da vida, a liberdade, a felicidade, o amor, o afeto e a ternura, "valores fundamentais que precisam ser cultivados".

Lembraram também que a Igreja oferece aos jovens a formação e o acompanhamento para que tenham uma visão crítica da realidade e não se tornem "massa de manobra" de ninguém. Assinalaram também que "a experiência demonstrou que o melhor apóstolo dos jovens é o próprio jovem, por isso os convocamos a uma grande campanha evangelizadora em nosso país através das missões jovens".

Em seguida, os pastores convocam à juventude a "transformar o mundo e a não ter medo de dar sua resposta à vocação batismal, ao matrimônio, ao sacerdócio, à vida consagrada religiosa ou secular, especialmente ao desafio missionário, sendo levedura, sal e luz na família, na Igreja e na sociedade".