O Papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira Bispo de Santiago del Estero Dom Francisco Polti Santillán, atualmente Bispo de Santo Tomé, na província de Corrientes, Argentina.

Dom Polti nasceu em 17 de novembro de 1938 em Santiago del Estero. Estudou Direito e Ciências Políticas e Diplomáticas na Universidade Nacional do Litoral, de Santa Fé e se graduou em Direito na Universidade de Navarra (Espanha). É doutor em Direito Canônico na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino em Roma.

Depois de ser ordenado sacerdote em 11 de agosto de 1963 em Madri, Espanha, retornou à Argentina onde desempenhou diversas responsabilidades pastorais, especialmente com universitários, e diretivas na Prelatura do Opus Dei.

Em 13 de julho de 1994 João Paulo II o designou Bispo de Santo Tomé e foi consagrado em 22 de agosto de 1994, em Buenos Aires.

Santiago del Estero, fundada em 1550, é a cidade mais antiga da Argentina e chamada por isso "mãe de cidades". Seu território diocesano tem uma superfície de quase 82 mil quilômetros quadrados, e uma população de 641 mil habitantes, dos quais 90 por cento se declaram católicos. Conta com 44 paróquias, 74 sacerdotes, doze diáconos permanentes, 80 religiosas e 44 centros educativos da Igreja.