A Conferência Episcopal Costarriquenha (CECR) somou-se às advertências de outros episcopados com respeito à próxima estréia do filme O Código Da Vinci, e pediu aos fiéis discernir "entre a Verdade Revelada e a simples ficção" para obter uma "resposta crítica e informada".

Em um comunicado explicam que Dan Brown "entrecruza sua trama a partir de preconceitos ideológicos e religiosos", que somados às "imprecisões históricas" e artísticas, produzem um livro e um filme que não propiciam "uma sã busca da verdade, antes bem, geram desconfiança a partir de fantasias". Os bispos expressam que diante destes ataques a Jesus Cristo e a sua Igreja, "é necessária uma postura crítica e razoável por nossa parte".

Nesse sentido, chamam os fiéis a "agir de forma serena e construtiva" e não cair "no jogo de quem quer se aproveitar comercialmente de nossa reação". "Alterar os testemunhos históricos a respeito da pessoa de Jesus, para defender encobertas intenções ideológicas, religiosas ou comerciais, é o caminho tomado, com freqüência, por quem procura lucrar a qualquer custo", precisa a missiva.

Do mesmo modo, os bispos convidam os católicos a voltar "com maior empenho ao anúncio essencial do cristianismo", apoiado "na verdade a respeito da pessoa histórica de Jesus de Nazaré", para prevenir "futuros atropelos a nossa fé".

"Diante desta ofensa a todos os cristãos, aproveitemos a ocasião para acrescentar os laços de unidade, através de um ecumenismo efetivo", finaliza o documento.