Ao comemorar no dia 18 de maio mais um aniversário do nascimento de Karol Wojtyla, em 1920, estreará na Espanha nesta quinta-feira o filme de desenhos animados João Paulo II: O amigo de toda a humanidade, dirigido por José Luis López-Guardia e produzido por sua empresa Cavin Cooper Productions.

O filme, editado em DVD e cuja estréia se realizará no Salão de Atos do Colégio Companhia de Maria da Talavera de la Reina, em Toledo, tem duas partes: os primeiros 30 minutos são desenhos animados, e a segunda parte é um documentário elaborado em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano.

A trilha sonora é composta pela música favorita do falecido Pontífice, em grande parte composta pelo Padre Marco Frisina, Diretor do Instituto Litúrgico do Vicariato de Roma. No documentário há música folclórica polonesa, música clássica e duas músicas em espanhol: "Pescador de hombres" e "Nada te turbe".

O filme será dublado em quase todas as línguas do mundo. "Obviamente, em inglês, polonês, italiano, francês e espanhol. Catalão, basco e galego. Para que as pessoas possam acompanhá-lo em sua língua materna", afirma López-Guardia.

Os desenhos animados começam com a espera de Matteo, a diário do Papa, e Simão, a caneta de João Paulo II. Esperam o Santo Padre que não chegará porque faleceu. Desconsolados, decidem contar ao mundo a vida do Papa Magno, para o qual contam com a ajuda de Piccolo e Fiona, um casal de pombas brancas que acompanharam Karol Wojtyla durante toda sua vida e que o velaram no dia de sua morte.

López-Guardia trabalhou quase três décadas com as grandes produtoras de animação americanas como Warner Bros, Dream Works, Hanna-Barbera e Universal Studios. Muito tempo depois voltou para Vic, sua cidade natal, e fundou Cavin Cooper Productions.