Na catequese da Audiência Geral desta quarta-feira, celebrada na Praça de São Pedro com a presença de 60 mil fiéis, o Papa Bento XVI continuou sua reflexão sobre o ministério apostólico e, centrando-se desta vez na "personalidade dos apóstolos", apresentou Pedro como modelo de autêntico crente e discípulo do Senhor Jesus.

No início de sua catequese, o Santo Padre fez uma descrição geral de Pedro, sua família, sua origem, afirmando que "era animado por um sincero interesse religioso que o impulsionou a ir com seu irmão até o Judéia para seguir a pregação de João Batista". "Era um judeu crente que confiava na presença operante de Deus na história de seu povo", acrescentou.

Sobre o caráter do apóstolo, o Pontífice acrescentou que tinha "um caráter decisivo e impulsivo; ele está disposto a fazer valer as próprias razões inclusive à força. Ao mesmo tempo é às vezes ingênuo e temeroso, e inclusive honesto, até o arrependimento mais sincero".

Ao descrever seu itinerário espiritual, o Papa lembrou que inicia "com o chamado de Jesus" quando este o convida "à confiança e a abrir-se a um projeto que supera todas suas perspectivas". "Simão, o pescador, confia neste rabino, que não lhe explica as coisas, mas o convida a confiar nele. Pedro se deixa envolver nesta grande aventura, é generoso, conhece seus limites, mas acredita naquele que o chama e segue o ditado de seu coração. Diz que sim e se converte em discípulo de Jesus".

Fazendo alusão à pergunta de Jesus "E vós, quem dizeis que eu sou?", e a conseguinte resposta do apóstolo: "Tu és o Cristo", o Bispo de Roma indicou que "não obstante, Pedro não havia ainda entendido o profundo conteúdo da missão messiânica de Jesus. Demonstra-o pouco depois, deixando entender que o Messias que está seguindo em seus sonhos é muito diferente daquele do projeto de Deus".

"Pedro quer um Messias ‘homem divino’, que realize a espera das pessoas impondo a todos sua potência; Jesus se apresenta como o ‘Deus humano’, que surpreende as expectativas da massa tomando um caminho de humildade e de sofrimento".

Finalmente, Bento XVI destacou que "Pedro aprende o que significa verdadeiramente seguir Jesus. É necessário saber renunciar, inclusive ao mundo inteiro para salvar a própria alma".

Depois de ter lido um resumo de sua meditação em diversos idiomas, o Papa entoou o Pater Noster e o Regina Caeli, e deu a Bênção Apostólica.