Em uma recente declaração os bispos americanos mostraram preocupação pela anunciada proposta do Presidente Bush de enviar tropas da Guarda Nacional à fronteira com o México.

O Bispo de São Bernardino e Presidente do Comitê para assuntos migratórios da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Gerald R. Barnes, difundiu um comunicado horas antes do Presidente Bush se dirigir à nação a respeito do tema da imigração.

Dom Barnes se mostrou favorável a reformar o sistema de imigrações, um assunto de prioridade nacional para Bush. "A Igreja Católica –assinalou Dom Barnes– apóia o direito de uma nação soberana a controlar suas fronteiras, entretanto, como manifestamos em ocasiões anteriores, abordar o tema simplesmente reforçando as mesmas não solucionará o problema da imigração ilegal".

Deste modo criticou o "antiquado e ineficaz" sistema de imigração, pois embora se incrementou o reforço do resguardo, o número de imigrantes ilegais duplicou na nação, e por outro lado aumentou o número de mortos no deserto.

Por tudo isso, Dom Barnes expressou sua preocupação com a inclusão de pessoal militar, pois não houve uma adequada discussão pública do assunto nem de suas implicâncias, especialmente no tratamento dos imigrantes".

Por outro lado, o Prelado destacou a proposta dos bispos americanos para incluir uma estratégia a longo prazo que solucione as causas de fundo que obrigam a grande número de pessoas a emigrar, o que supõe combater a pobreza em seus países de origem.

Finalmente, o Bispo de São Bernardino indicou que "como uma nação de imigrantes, devemos olhar para nosso passado histórico e reconhecer que os Estados Unidos foi fundado e construído por imigrantes".