O Papa Bento XVI nomeou hoje Dom Donald W. Wuerl, até agora Bispo de Pittsburgh, Estados Unidos, novo Arcebispo metropolitano de Washington, sucedendo o Cardeal Theodore McCarrick, cuja renuncia por limite de idade foi aceita.

O novo Arcebispo nasceu em Pittsburgh em 12 de novembro de 1940. graduou-se na Universidade Católica da América e na Universidade Gregoriana em Roma e obteve o doutorado em Teologia na Universidade Santo Tomás de Aquino em Roma em 1974. Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1966 e consagrado bispo em 6 de junho de 1986 na basílica vaticana de São Pedro.

Nos Estados Unidos é amplamente conhecido por seu programa televisivo "O ensinamento de Cristo" da rede CBS e difundido pela Associação Cristã de canais a cabo.

Seu livro "Catecismo para adultos", publicado há 30 anos, foi traduzido para mais de dez idiomas e é amplamente utilizado no mundo inteiro.

Dom Wuerl é Presidente da Comissão de Catequese da Conferência Nacional de Bispos dos Estados Unidos (USCCB), membro de vários conselhos como o da Universidade Católica da América, o Colégio Norte-americano em Roma, o Centro Nacional Católico de Bioética e o Foro Intercultural João Paulo II. Em 2006, foi nomeado presidente do conselho de diretores da Associação Nacional Católica de Educação.

A arquidiocese de Washington tem uma superfície de cinco mil e 447 quilômetros quadrados, uma população de dois milhões 631 mil habitantes, dos quais 579 mil se declaram católicos. Além de três bispos auxiliares, a arquidiocese conta com mil e 166 sacerdotes, mil e 677 religiosos e 187 diáconos permanentes.