O cientista coreano, Hwang Woo-suk, conhecido no mundo por seus experimentos com embriões e as células tronco que afirmou ter extraído deles, foi acusado na sexta-feira por fraude, malversação de recursos e violações bioéticas.

Conforme informa Associated Press (AP), Hwang foi acusado por aceitar dois milhões de dólares de doações para sua investigação falsificada, e por ter malversado 900 mil dólares de recursos do Governo sul-coreano.

O cientista admitiu ter adulterado e fabricado informação para sua pesquisa de 2005, mas acusou outros cientistas por tê-lo enganado com resultados falsos. O que não se conhece ainda é em que momento Hwang se deu conta disso.

A AP dá conta também de que o Governo realizou uma auditoria nas finanças do cientista. Não se sabe ainda como Hwang gastou 2,6 milhões de dólares que recebeu do Governo e de doações privadas. Do mesmo modo, soube-se que no ano passado o Governo entregou 33 milhões de dólares enquanto que o setor privado lhe deu outros 6,4 milhões.

Apesar de que Hwang alegue possuir a tecnologia para provar se fez o que afirma, o Ministério da Saúde desse país revogou sua licença para pesquisar. Além disso, foi despedido da Universidade Nacional de Seúl, aonde era professor de veterinária.