O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, afirmou que "não ajudar devidamente a família constitui uma atitude irresponsável e suicida que conduz a humanidade por caminhos de crise e destruição de conseqüências incalculáveis".

"Hoje a sociedade tem o inexorável dever de defender e proteger o fundamento da família que é o matrimônio único e indissolúvel entre um homem e uma mulher apoiado no amor e aberto à vida", afirmou o Cardeal em sua homilia pronunciada na Praça da Virgem de Valência.

Ao animar os espanhóis a "superar e renovar a cultura dominante e divulgada por fortíssimos poderes mediáticos, que se opõem, infelizmente, às exigências verdadeiras da família", o Cardeal Cañizares considerou como um inexorável dever dotar a família dos "meios jurídicos, econômicos, educativos e trabalhistas para que possa cumprir com os fins que correspondem a sua própria verdade e natureza".

Finalmente, o Arcebispo de Toledo se referiu ao V Encontro Mundial das Famílias que o Papa presidirá em Valência no próximo mês de julho e felicitou todos os valencianos por dedicar-se com grande generosidade a este acontecimento, sem medir esforços para que "saia tudo como Deus quer que saia".